RVK006 – BGS 2016 já acabou, mas continuaremos jogando!

0

A Brasil Game Show (BGS), maior feira de games da América Latina, aconteceu neste ano em São Paulo, entre os dias 01 e 05 de Setembro. O evento ocorre todos os anos desde 2009, os dois primeiros eventos foram no Rio de Janeiro e desde então se mudou para São Paulo.

Lógico que não poderíamos ficar de fora. Participamos de dois dias do evento e vamos apresentar para vocês nossas impressões desta conceituada feira.

Nós achávamos que o “clima gamer” começaria apenas ao entrar no evento. Porém para nossa surpresa, ao embarcar no táxi rumo à São Paulo Expo o motorista já inicia o papo falando sobre sua coleção de videogames e afins, dizendo que o seu ultimo console adquirido foi o NEO GEO. Imediatamente veio à cabeça todos os jogos de luta e os altos “contras” com a galera na locadora. A partir daí não é preciso dizer que a resenha passeou entre o tempo do Atari aos consoles atuais. Falamos ainda sobre nossos filhos jogando e por aí foi. Nem o trânsito de uma sexta-feira na maior metrópole do país foi capaz de tirar nosso foco no assunto! Ao final da viagem, recebemos a dica de um livro chamado “1001 Videogames Para Jogar Antes de Morrer” que com certeza estará na minha cabeceira futuramente. Amigo taxista, mil perdões, pois não perguntamos o seu nome, mas você falou que ia visitar nosso site, então se apresente e mande seu recado aqui pra gente e seja bem vindo!

Ao chegar, chama a atenção o tamanho do pavilhão. Lugar amplo, arejado e com ótima estrutura, atendendo a grande demanda sem problemas. Logo na entrada, nos deparamos com o estande da Ubisoft. O foco era seu sucesso atual Rainbow Six Siege. Aos visitantes era possível participar de partidas ao vivo com a presença de alguns integrantes de times tradicionais do game. Também merece destaque o game For Honor, e suas batalhas no estilo medieval, que promete ser uma obra prima da empresa. Periodicamente eram apresentados nos telões trailers e teasers de Ghost Recon (Tom Clancy’s), South Park e Watch Dogs 2. Tivemos ainda Just Dance 2017 com muitos adeptos balançando ao som, pasmem, Bang! da cantora Anitta!

Mais adiante, lado a lado, as empresas poderosas de hoje: Sony e Microsoft! Poderia ser a tríade, mas a Nintendo não tinha um estande na feira neste ano! Uma pena que a empresa que praticamente salvou a indústria dos games nos anos 80 e dona de franquias e jogos memoráveis não esteja no mesmo patamar de suas rivais. Esperamos que, para o bem dos gamers, ela retome e dê a volta por cima!

A Microsoft apresentou vários jogos, entre eles Gears Of War 4 e Dead Rising 4. Mostrando que a empresa aposta suas fichas nas continuações destes jogos. Foi possível ainda jogar: Rocket League, Killer Instinct, Overwatch e Forza Horizon 3. Uma coisa bacana foram as disputas entre jogadores com brindes e sorteios diários de Xbox One para a galera!

Já a Sony apresentou o novo Call Of Duty e Horizon: Zero Dawn. Estavam disponíveis para os visitantes experimentarem também os games No Man’s Sky, Uncharted 4, Final Fantasy XV e Dragonball Xenoverse 2. A realidade virtual também esteve presente no stand da Sony e foi o que mais chamou a atenção do público com a distribuição de senhas.

Testamos um dos jogos mas não curti muito, talvez pelo jogo escolhido (muito colorido) e falta de acesso às opções para alterar brilho, contraste, etc. Confesso que se tivesse almoçado, com certeza pagaria um baita mico na feira. Aliás, o espaço gourmet ficou a contento, grande e com muitas mesas e opções de fast food para todos os gostos, mas que foi necessário quase deixar um rim para comer dentro da feira!

A tecnologia VR não esteve presente somente com a Sony, muitas empresas, inclusive as Indies (produtores independentes) também apresentaram jogos com a nova tecnologia e deram mostras de sua força e o que esperar delas para jogos no futuro. Foi possível ver e experimentar vários jogos bacanas que vão desde do action ao rpg, como por exemplo: Indie House Brasília e Dog Duty. Para quem gosta de jogos de cartas, destaco o Aestium que promete ser um baita jogo.

Havia um stand focado em Resident Evil 7, mas você perderia um dia inteiro no que seria um simulador da casa, similar ao que vemos nos trailers do jogo. Fifa 2017, também teve seu destaque animado pela participação de alguns youtubers.

A YouTube Gaming durante todo o evento recebeu vários convidados ilustres, sejam eles da área de games ou não. Nessa área da feira os pais passavam um verdadeiro sufoco com seus filhos, tamanha a tietagem da galerinha teen.

Empresas de periféricos e focadas em PC também deram suas caras, com torneios de vários jogos de sucesso e lógico faturando com a venda de seus produtos!

Como é de costume nesses eventos, havia vários Cosplayers espalhados pelo evento e sempre prontos para tirar aquela foto com você!

Além de conhecer e jogar Gwent, quem foi ao estande da CD Projekt Red curtiu a presença de cosplayers internacionais do jogo The Witcher e concorreu a vários brindes, interagindo ainda com profissionais da empresa, que aliás, não pegou leve com seus convidados: Zangado, Jovem Nerd e Azaghal, participaram bastante do evento em sessões de autógrafos, fotos e jogatina do game!

Um dos maiores espaços na feira foi a BGC ou Brasil Game Cup, onde aconteceram campeonatos de Counter Strike, Dota 2 que levaram a galera ao delírio, com transmissão ao vivo em várias redes de streaming. Tivemos até um torneio de Clash Royale… Isso mesmo, até jogo de celular ganhou ares de competição.

Uma área que chamou nossa atenção e de forma saudosista: A história do videogame contada ano a ano com a exposição de consoles. Daqueles mais antigos aos atuais. Muito nostálgico e entregando a idade daqueles que ali ficavam minutos falando de seus recordes no Enduro e Megamania.

Enfim, resumir tudo o que vimos em apenas uma “runa” é complicado, tanto quanto a saída do evento completamente tomada por táxis e ônibus de excursão. Mas nada que apague o brilho de um grande evento voltado pra galera gamer, novos ou experientes. Tem-se a certeza de que ao passar dos anos sempre faremos a ponte contando as histórias dos game plays que passamos. Saudade da feira a gente vai sentir, então vamos jogando até a próxima!

Share.

Deixe Seu Comentário