RVK005 – OuViKings no Diversão Offline

0

Em meio às emoções finais das Olimpíadas e o clima festivo da cidade, foi realizada a segunda edição do Diversão Offline, evento que busca atrair os aficionados em Card Games, Board Games e Role-Playing Games (RPG). Nós do OuViKings participamos do evento e trazemos aqui nossas impressões.

Os chamados jogos analógicos vêm cada vez mais encontrando espaço no mercado nacional, apesar da crise que vive nosso país. Esse crescimento se torna mais notável quando se analisam as dificuldades que um jogador de Board Game ou RPG enfrenta por 2 a 3 horas de diversão.

Entrada e estandes do evento

Diferente de um jogo eletrônico em que a Internet serve como elo de ligação, no caso dos Board Games, é necessária a presença física dos jogadores, ter a paciência de ler as regras, montar a mesa e etc. Nos dias de hoje, devido a vida atribulada que levamos, uma sessão de jogo pode se tornar um verdadeiro evento.

Na busca por essa integração, merecem destaque o Castelo das Peças, que promove encontros periódicos entre jogadores de Board Games e o site Roll20 que permite aos apreciadores de RPG toda estrutura de vídeo conferência, inclusive com uma ferramenta de rolagem de dados, que auxilia os amantes de RPG a vivenciar suas aventuras.

O evento Diversão Offline surge então como uma forma de consolidar esse público unindo-o e trazendo a possibilidade de contato com figuras conhecidas do setor, criadores e desenvolvedores de jogos.

É um espaço democrático, à medida que convivem no mesmo ambiente empresas consagradas no mercado nacional tais como a Galápagos Jogos, Jambô e Redbox e diversos empreendedores, que tem a possibilidade de apresentar seus jogos diretamente ao público alvo.

Board Games da Galápagos Jogos e Zodiacus

Para aqueles interessados apenas na diversão, era só chegar, escolher uma mesa e jogar. Estavam disponíveis jogos como Zombicide, Star Wars, Fate, Zodiaco e outros. O tempo médio de uma partida de Board Game era de 90 minutos. O dobro do tempo para as partidas de RPG.

Passeando pelas mesas notamos a satisfação das pessoas em conversar frente a frente. Sem necessidade de webcam ou preocupação se a Internet ia cair etc. Para os mais velhos fica clara aquela sensação de nostalgia. Dos fins de tarde de domingo.

Durante o tempo que estivemos no evento, observamos a evolução dos jogos de tabuleiro para um modelo mais dinâmico, diferente dos mais antigos cujo tempo de uma partida era de aproximadamente 4 horas.

Mesas de Board Games e seus participantes

As aventuras de RPGs estão cada vez mais voltadas para a interpretação do personagem e a história sendo cada vez menos uma propriedade do Mestre e sim uma criação de todos os participantes.

O evento contou com a participação de vários convidados o qual merecem destaque a chamada Tríade do RPG nacional TORMENTA: Rogério Saladino, Marcelo Cassaro e J.M. Trevisan e a grande atração do evento John Wick, autor dos RPGs: A Lenda dos Cinco Anéis, Blood and Honor e 7th Sea.

John Wick na sua palestra e os membros do OuViKings Hermenio e Marcio com Marcelo Cassaro autor dos RPGs Tormenta e 3D&T

Sobre John Wick não há como não admirar a sua simplicidade e bom humor. Sua palestra foi uma das mais animadas e a mais “polêmica”. Afinal criticar o primeiro RPG da história, o D&D (Dungeons and Dragons), dizendo que o mesmo não se trata de um RPG, é algo no mínimo audacioso.

Aqueles que adquiriram o “kit John Wick” tiveram a oportunidade de participar de uma aventura do jogo Blood and Honor mestrada pelo próprio, e nós participamos! Foi interessante ver um mestre guiar mais de 2 horas de um jogo tenso e divertido com apenas um caderno.

John Wick em dois momentos: mestrando o jogo Blood and Honor e depois na foto com os participantes

Ao deixar o evento ficamos com a certeza da boa aceitação do mesmo pelos participantes, compostos por adultos, adolescentes e crianças. Existem possibilidades de melhoria, mas nada que tire o brilho do evento. Sugerimos desde já a possibilidade de uma oficina de pintura de miniaturas que tudo tem haver com o tema.

Que venha o próximo e nós com certeza estaremos lá!

Share.

Deixe Seu Comentário